Como preparar um churrasco de Picanha

Uma das peças mais populares e das mais pedidas em um bom churrasco é sem dúvida nenhuma a picanha. O corte, tipicamente brasileiro, faz parte da lista de carnes nobres é retirado da parte traseira do boi, da peça de alcatra, de onde também saem o miolo da alcatra e a maminha. Esta é a região onde está a maior parte das carnes de primeira.

Nesse artigo você aprenderá a escolher a melhor peça na hora da compra, o corte e o tempero para cada tipo de cozimento: na grelha ou no espeto. E no final, poderá servir um churrasco de picanha perfeito!

ONDE E COMO COMPRAR

Dê preferência para comprar a sua picanha em locais que vendem produtos certificados, com selo de garantia, informações sobre a origem e procedência. A embalagem deve estar intacta, sem furos, e a carne devidamente resfriada.

COMO CORTAR A PICANHA PARA FICAR MACIA

Uma dica importante para quem deseja ter um bom corte de picanha é tratá-la com muito carinho. Isso mesmo! Afinal, estamos falando de uma carne de primeira qualidade.

O Serviço de Informação da Carne – SIC indica que a melhor maneira de cortar a carte é no sentido contrário às fibras. Para isso, é necessário posicionar a lâmina da faca em um ângulo de 90 graus (sentido transversal) em relação às fibras da carne.

O que você precisa saber também é que a ponta da picanha é sempre mais saborosa, e também mais dura. Já na área larga, ela é mais macia e na ponta oposta, é mais dura, pois já se confunde com o coxão duro.

Antes do corte, faça alguns pequenos riscos na gordura, para que a carne possa absorver o sal.

Mantenha a capa de gordura da picanha, pois ela que garantirá a maciez e sabor à carne!

ESCOLHA O TEMPERO CERTO PARA UM BOM CHURRASCO

O sal mais conhecido por todo churrasqueiro é o sal grosso, porém, ele é muito forte para a picanha. Prefira usar o sal médio, que pode ser encontrado em diversas lojas, ou simplesmente amasse um pouco o sal grosso, para obter pedaços menores.

Na hora de temperar com o sal que desejar, o maior cuidado é que você tempere devagar, pois se colocar muito de uma vez só, poderá secar a carne.

Um bom conselho é não furar a carne, pois facilita a evaporação e pode prejudicar a maciez.

HORA DE COLOCAR NA GRELHA!

Antes de mais nada, acenda a sua churrasqueira e quando o carvão já estiver em labaredas, aí sim, deixe a carne em frente só para ela já pegar o calor e o sal penetrar. Isso só pode durar 5 minutos.

Em seguida, coloque a carne numa grelha, em uma altura aproximada de 15cm do carvão. A carne deve permanecer em média entre 5 a 6 minutos até que um dos lados esteja grelhado, no ponto da carne selada, quando começa a sangrar. Nesse momento, você pode virar a carne para assar o outro lado. É nessa hora que vem o cheiro delicioso do churrasco!

Pronto! Basta agora preparar a mesa, abrir uma cerveja bem gelada e desfrutar do melhor churrasco com boas companhias, é claro! E se você não quer ter trabalho, faça o pedido da melhor PICANHA DA REGIÃO NORTE pelo nosso site.

Fonte: goo.gl/TJLp47

Quer pedir uma picanha saborosa? Basta clicar nesse link.

PICANHA ARGENTINA